quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal

Época dificil, Natal chegando, TCC do MBA por terminar, muito trabalho na empresa e as pessoas indo embora para o Brasil ou para seus países de origem. Infelizmente não pude voltar no Natal, mas em compensação terei um mes de férias em janeiro.
As despedidas estão sendo difíceis, mas infelizmente necessárias.
Minha chefe já se foi para os EUA para passar o Natal com "sus hijos" que estudam por lá y por enquanto eu fico por aqui trabalhando em seu lugar. Volto para o Brasil em 30/12 e só volto para Lima em 01/02. Então darei uma folga com as minhas histórias do Peru por um mês.
Gostaria de desejar a todos um Feliz Natal. Muita saúde, paz e amor a todos. Que Deus abençoe a todos nós.

Trabalho

Para quem acha que eu só passeio aqui no Peru vou contar um pouco do meu trabalho.
Estou em uma área de metodologias e ferramentas de TI e vejo tudo que via no Brasil e mais um pouco, mas vim com um papel mais de consultor, pois aqui o assunto processos, qualidade, ferramentas de suporte a processos ainda está engatinhando. O projeto para o qual eu vim de Avaliação de CMMi teve o seu fornecedor definido agora em começo de dezembro e neste meio tempo tenho ajudado em todos os temas possíveis, auditoria SOX, gestão de projetos, definição de documentos de Teste, definição de ferramentas de workflow para o processo de desenvolvimento de Software, Implantação da ferramenta de Gestão de Requisitos, definição de QA de processos e implantação de ferramenta para mapeamento de processos. Ou seja, estou podendo aplicar todos os conhecimento que adquiri na Vivo aqui e acredito com o projeto do CMMi vou poder aprender muito sobre a empresa e sobre melhoras que também podemos levar para o Brasil.
Com as férias da minha chefe estou como responsavel pelas melhorias que estamos fazendo em alguns templates de documentos para publicar ainda este ano e tem uma pessoa trabalhando sob a minha supervisão. Além disso estou conversando com a pessoa responsavel da Consultoria para passar para ela todo o possível de documentação que temos para começar o projeto de CMMi em janeiro. Detalhe a pessoa é uma chilena que está no Reino Unido a 5 horas de diferença do Peru e todos os dias tenho uma audio com ela as 10 da manhã para falar sobre o projeto.
Mas estou gostando bastante. As pessoas confiam muito em mim na minha opinião sobre os temas. Sempre que podem as pessoas me consultam para saber o que eu acho ou como funciona no Brasil e isso acho que engrandece tanto a eles quanto a mim que estou podendo aplicar os meus conhecimentos para ajudá-los e também estou aprendendo com eles.

Fiesta de Integración Fijo-Móvil

Bueno.
Tivemos uma festa de integração entre a equipe de Sistemas de Fixa e a equipe de Sistemas de Móvil. Ambas respondem para o mesmo Diretor, porém não estão integradas completamente e ficam fisicamente em prédios separados, então a idéia é tentar aproximar mais as duas empresas.
A festa foi em um lugar "muy lejos", mais de uma hora de viagem, passando pelas favelas peruanas que ficam em montanhas totalmente de terra, sem vegetação.
Foi em um restaurante até bem legal, mas antes do almoço fomos divididos em4 equipes, cada uma com uma cor diferente e foram feitas várias provas de competição desde de dança até corrida com copo dagua. Fiquei na equipe vermelha que no final fomos os campeões. E sabe o que ganhamos de presente? Um Parabéns, mas foi muito divertido. (Infelizmente as fotos se foram junto com a minha máquina).
Depois tivemos o almoço e adivinha a única opção que tinha? "Pollo com papas fitas". Coitada da minha mãe que não come frango aqui no Peru ia sofrer muito.  Para beber tinham várias opções: Inca-cola, Inca-cola e Inca-cola. Coitado também de quem não gosta de Inca-cola.
Depois do almoço para ajudar na digestão tivemos uma seção de "Karaôke" (detalhe na acentuação para pronuncia correta em espanhol). E claro que fizeram eu e o Eduardo cantar junto com todo mundo umas músicas peruanas que nem com a letra no telão dava para cantar. Descobri que tem coisa pior que Roberto Carlos..... desculpa mãe.
Mas o evento foi bem divertido no geral, havia uma animadora que realmente estava muito animada e o espaço do restaurante era bem legal com mesa de bilhar, ping-pong e pebolim

A reunião de fim de ano da Firma

No começo de novembro tivemos uma apresentação dos projetos  realizados pela Telefonica do Peru (Fixa e Móvel). Muitos deles percebemos que são coisas que já foram feitas no Brasil há anos e outras que o próprio governo peruano impoe como meta para a empresa ajudar a desenvolver o país e levar comunicação a lugares afastados, porém o evento não parou por aí.
Ao final teve apresentação dos talentos da Diretoria com direito a imitação do Michael Jackson, show de danças típica peruana (A mesma apresentada e premiada nos jogos da Telefonica), um grupo cantando música criolla e um outro grupo de comédia imitando uma situação do dia a dia da empresa para pedir "plata" para a área de Control da empresa.
Realmente muito interessante, um exemplo que poderiamos sguir no Brasil em nossas reuniões de Diretoria de Final de ano.
Ah! Esqueci de comentar que ganhamos de brinde uma lanterna que tem uma caixa de ferramentas junto, muito útil em casos de Sismos.

Furto

Semana passada fomos a "pueblos azules" que é como se fosse a 25 de março e a Santa Efigenia de São Paulo, onde se encontra de tudo desde tenis e roupas até televisão de lcd. Ou seja fizemos a festa e compramos muitos "regalos navideños", principalmente as chicas, por supuesto. Na volta passamos no restaurante Chilis do Larcormar para almoçar por volta das 15h.
Estavamos todos conversando e almoçando e a Carina deixou sua bolsa pedurada em sua cadeira. Quando fomos pagar a conta... Cadê a bolsa?
Aparentemente um casal que se sentou na mesa atrás de nós e não consumiu nada, segundo os próprios garçons, roubou a sua bolsa sem que a gente percebesse.
Na bolsa estavam os 2 celulares dela (1 do Peru e 1 do Brasil) e infelizmente também estava a minha máquina fotográfica que havia levado e pedido para ela guardar.
Então chicos e chicas, sem fotos por enquanto.
E alguns postos que iria publicar com as fotos do evento de integração da minha diretoria talvez não tenham mais tanta graça.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Meu amigo Eduardo

Pense num cara que só trabalha com repetições.
Todo dia de manhã ao chegar na empresa ouço a mesma frase: "Puta, que tempo de merda!"
Todo dia as 11h da manhã ouço a segunda frase diária: "Já estou com fome. Podemos ir almoçar?". Detalhe, só saimos para almoçar as 13h, que é o horário de almoço da galera daqui.
Todo dia entre 15h e 16h ouço uma destas frases "Puta, que sono!" ou "Podemos sair as 17h?".
Como um cara consegue trabalhar com tanta repetição. Como ele mesmo diz: "Oh, loko, bicho!"

E Du, fica tranquilo que eu te mando uma mensagem de Natal e Ano Novo, com repetição, para você ficar feliz.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Situações estranhas no Peru

Dia 02/12 fizemos 01 mês de nossa chegada no Peru e para comemorar vou contar algumas situações estranhas e engraçadas que vimos ou passamos aqui no Peru.

1. Imagine você saindo do seu prédio e se deparar com um cheiro  insuportável de b*&%@. Pois é, aqui no prédio para poder adubar as plantas que tem na entrada jogaram b*&%@ fresca em todas as áreas verdes do prédio. Coitada das pessoas dos andares mais baixos. Janaina que o diga.

2. Imagine você de rotação em outro país, chegando em seu apartamento após um dia de trabalho e descobre que foi despejado. Isso mesmo, um dos rotantes chegou em casa e foi acender a luz e descobriu que estava sem luz. Ao buscar saber o porque descobriu que tinha que mudar de apartamento naquele momento no escuro mesmo, pois a imobiliaria estava tendo problema com os donos do apartamento.

3. No shopping em que costumamos ir em Larcomar, durante o final de semana havia um mini elefante mecânico que leva as crianças para passear no meio da multidão do shopping. E ele nao tem freio se você não sai da frente é atropelado por um mini elefante mecânico.

4. E a menina tirando foto de top less em cima de um porsche cayman preto conversível no estacinamento do nosso prédio em pleno sábado de manhã. Pode isso?

5. Alarme de incendio. Em um mês tocou duas vezes. Uma vez em cada edificio. A primeira vez foi no edificio ao lado, onde estão uma parte dos brasileiros, logo pela manhã e toca a galera descer desesperada sem saber o que está acontecendo, mas foi alarme falso. E a outra foi neste domingo a noite. Estava no predio ao lado e estava voltado para pegar algumas coisas no meu apartamento e quando chego no meu prédio um alarme ensurdecedor tocando. Me perguntei: "Que p*##@ é essa?" aí vi a galera descendo pela escada de incendio e quando chego no hall do meu predio tinha uma multidão, mais uma vez alarme falso.

6. Outra coisa engraçada é a musica do Parabéns cantada nos aniversários. Primeiro eles começam com "Happy Birthday to you ..." cantado como se fosse um enterro, sem palmas nem nada e que no sotaque que eles tem do inglês mais parece "Rápy Birdday to you ...". Terminado a parte em inglês começa a parte em espanhol agora bem animado e com palmas "Cumpleaños feliz, te deseamos a ti, cumpleaños [nombre de la persona], cumpleaños feliz...". Vai entender?

Circuito Mágico del Agua (Sólo videos)

Não estava conseguindo carregar os vídeos do Circuito mágico del Água. Agora sim seguem os vídeos, melhor que as fotos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mi nombre

Definitivamente, o meu nome é impronunciável em espanhol. A última prova tive ontem ao ir no "Peluqueiro".
Bom como havia contado no primeiro dia fui apresentado para todo mundo e poucos conseguiram repetir meu nome. Como percebi que a dificuldade é tremenda, abreviei o meu nome para Nei no trabalho, assim não gera desgaste.
E na hora de ligar para pedir um taxi? Foi outro sofrimento. Toda vez tinha que "deletrear" o meu nome para que as chicas entendessem. Aguentei isso por uma semana apenas, depois resolvi mudar de nome. Agora para a companhia de taxi me chamo Eduardo em homenagem ao meu amigo brasileiro que trabalha comigo. Problema resolvido.
E em todos os lugares que vou e tenho que preencher uma ficha com os meus dados e as pessoas perguntam "Su nombre y apelido, por favor?" eu já tomo a caneta da mão da pessoa e eu mesmo escrevo meu nome para agilizar o processo.
Ontem no "Peluqueiro" foi demais. A chica que tinha que me chamar para cortar o cabelo para não precisar falar o meu nome veio até mim e perguntou "Tu es E...?" e ficou uns 3 segundos tentando ler o meu nome e eu respondi "Si." e dei risada.
Mas este problema com o nome não é exclusividade minha aqui. Outro nome impronunciável é Janaina. O que também fez com que ela mudasse de nome para Janina. "É para evitar a fadiga" parafraseando o personagem do Chavez o "Chavo del ocho" com se dizem aqui.